quarta-feira, 27 de maio de 2009

PORQUE UMA REDE VIRTUAL?

Este projeto se insere na fronteira entre a cena teatral e a cena da hipermídia. Pesquisa as Práticas Narrativas Hipermidiáticas de Processos de Criação de Artistas da Cena e de Coletivos da Amazônia disponibilizadas na Internet. Com uma abordagem metodológica de constituição híbrida, numa confluência de métodos – cartográfico e historiográfico - esta pesquisa pretende reconhecer as novas máscaras do fazer teatral na contemporaneidade - aliadas as novas tecnologias de informação e ao desenvolvimento da telemática - como uma História do Teatro do Tempo Presente, especificamente da Amazônia Paraense, como uma escrita já em processo, porém sem nenhuma visibilidade e reconhecimento acadêmico pela falta de instrumentos específicos de análise dessa nova realidade .
Na perspectiva de aprofundar meus estudos nesta área, proponho investigar as práticas narrativas hipermidiáticas dos artistas da cena e dos coletivos, não apenas como práticas que precisam ser aprimoradas, incentivadas e, principalmente, receber novas configurações que as atualizem como ações culturais contemporâneas, mas como práticas que podem responder as necessidades explícitas das artes da cena: vencer sua efemeridade, inscrevendo-se enquanto história da produção humana espetacular. E, principalmente, como uma historiografia das diferentes práticas periféricas que passam ao largo do poder artístico-cultural dominante.
Quando se fala, hoje, do poder virtual no mundo globalizado, não é mais possível desconhecer o que seja o poder da cibercultura - concentrado ou não no ciberespaço; escrito em formatos hipermidiáticos - e que muito mais que obras únicas e reprodutíveis, gera obras disponibilizáveis. Esta disponibilidade da escrita eletrônico-digital é explicitamente revelada, não apenas por seus baixos custos ou sua facilidade de copiagem, mas sim e, fundamentalmente, por seu caráter de interatividade.

Nenhum comentário: